sexta-feira, agosto 25, 2006

A Importância da Organização

Segundo Sun Tzu (A Arte da Guerra, Ed. Martin Claret, 2005, p. 53): "Em geral, dirigir muitos é quase igual a dirigir poucos. Depende somente de organização."

Hoje em dia uma empresa organizada é uma empresa que tem um grande potencial de crescimento futuro, empresas pequenas que iniciam de forma organizada são extremamente promissoras. Falando em Tecnologia da Informação, especificando a área de Desenvolvimento de software, quantas empresas, sejam grandes ou pequenas, entregam os projetos dentro do prazo? A palavra prazo é a mais temida hoje em dia para os profissionais de informática de um modo geral, especialmente para CIO’s e CTO’s os quais têm por obrigação lidar com isto todos os dias, a forma de gerenciamento de suas equipes é crucial para um bom aproveitamento de seus recursos intelectuais, hoje existe varias ferramentas, metodologias e formas de se gerenciar o desenvolvimento de um software, mas o quanto elas são aplicadas? A maioria das pequenas empresas opta por desenvolverem em uma metodologia própria, o que torna os membros de suas equipes e seus projetos incomunicáveis com equipes de outras companhias, a busca por um modelo simples e utilizável é constante, enquanto à resistência dos desenvolvedores há uma boa utilização de ferramentas propostas é enorme. O gerenciamento de equipes de desenvolvedores de pequenas empresas na prática é mais complicado que equipe de grandes empresas, isto se dá até pela formação profissional e experiência de equipes de empresas maiores, de fato, ser mais complicada não significa que seja impossível, isto irá depender apenas da forma em que toda a metodologia é organizada para uma equipe de uma pequena empresa, pequenas empresas tendem a não utilizar metodologias globais devido a grande complexidade a qual não consideram desejável para seus projetos, mas sempre estão vislumbrando que seu pequeno projeto seja algo muito utilizável e de grande repercussão, o que não vêem durante a elaboração do projeto e optam por utilizar metodologia própria. É importante para as empresas e da mesma forma para os seus desenvolvedores utilizar e se acostumar com tecnologias, metodologias e padrões globais, isso faz com que seus projetos sejam mais aceitos e que a empresa tenha uma boa aparência diante de grandes companhias quando contatada, possibilita o intercâmbio de seus desenvolvedores e locação dos mesmos para projetos de grande porte.

terça-feira, agosto 22, 2006

Uma nova Internet...

Com o surgimento de tecnologias como o AJAX, SOA e XML a internet toma novos rumos, o quanto destas tecnologias irão ser adotadas e utilizadas por internautas e desenvolvedores modernos, esta nas mãos dos CTO's e CIO's esta decisão? É amplamente uma questão de tempo, há alguns anos atrás muitos escutaram falar sobre o VRML e o impacto que o mesmo causaria quando absolvido por desenvolvedores e internautas, o VRML prometia uma internet sem grandes URL's e uma forma "3D" de navegar, ou seja, como andamos na rua hoje em dia. Uma proposta interessante, mas não aplicável devido a grande quantidade de banda consumida para a construção de seus objetos, estamos vivendo em um período parecido, muitos apostam nestas novas tecnologias, mas quem as esta utilizando da melhor forma? De um lado a Microsoft que vê no AJAX uma forma de transferir os problemas de seus aplicativos para a internet, do outro o Google que a utiliza de uma forma superior a Microsoft fazendo aplicativos baseados em internet mais estáveis e de rápido processamento. Ao mesmo tempo em que o Google tenta competir com a Microsoft em alguns aplicativos, o mesmo a todo instante descobre uma nova forma de captar informações na internet, nunca foi tão clara a frase "Informação é poder!", pensem no Google, esta semana se deparamos com o Google Music Trends, alguns devem se perguntar o que é isso? Mais uma forma do Google captar informações para seu bom proveito, não existe hoje em dia uma empresa tão inteligente quanto o Google e que tem a frase acima citada como "modo de vida" seguida à risca, hoje já escutamos que -- se o seu site não esta no Google, ele não esta na internet, alguém duvida? Uma nova internet? Quem esta tomando estas decisões não são os CIO's e CTO's de outras empresas, são os CIO's e CTO's do Google, o Google esta ditando o futuro da internet e quais serão as tecnologias utilizadas, isto esta fazendo do mesmo uma super potência tão grande quanto a própria Microsoft.